segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Brasil divulga fotos inéditas de tribo ameaçada por madeireiros do Peru


[ATUALIZAÇÃO]

Cresce ameaça de conflito entre índios isolados na Amazônia

ONG divulga novas fotos depois de aumento da migração para o Brasil de indígenas do Peru expulsos por madeireiras

01 de fevereiro de 2011 | 0h 00
É cada vez maior o risco de conflitos entre grupos de índios isolados do Brasil e do Peru, segundo indigenistas que atuam na fronteira dos dois países, no Acre. Foi essa preocupação que os levou à divulgação de novas fotos de índios brasileiros que vivem sem contato com a civilização.
A divulgação foi feita pela Survival International, ONG com sede em Londres, e faz parte do lançamento de uma campanha mundial para a proteção do território dos isolados. "Quando falaram da campanha, ofereci algumas fotos feitas em abril do ano passado, quando sobrevoei a região, de helicóptero, acompanhando uma equipe da BBC de Londres", disse ao Estado o sertanista José Carlos Meirelles.
Ele chefiou até a semana passada a Frente de Proteção Etnoambiental do Alto Envira, mantida pela Funai, na região fronteiriça. Segundo suas explicações, os índios peruanos, expulsos por madeireiras das áreas onde vivem, estão avançando pelo território brasileiro, com o risco de entrar em conflitos com grupos locais, seus inimigos históricos.
De Londres, Fiona Watson, da Survival International, disse por telefone que o objetivo da campanha é chamar a atenção das autoridades peruanas. "Apesar de todos os alertas já feitos, o governo do Peru não tem feito nada para deter as madeireiras e proteger os índios", disse.
A reportagem da BBC com as imagens dos isolados deverá ser apresentada pela emissora na quinta-feira. Essa foi a segunda vez que a Funai divulgou imagens dos isolados. A primeira ocorreu em 2008.
 

Seg, 31 Jan, 10h07
Londres, 31 jan (EFE).- O Governo brasileiro divulgou nesta segunda-feira, por meio da ONG britânica Survival, fotografias inéditas de uma tribo indígena amazônica isolada do mundo externo, cujo habitat está ameaçado pela atividade de madeireiros que invadem a partir do Peru.
Trata-se de uma tribo estabelecida perto da fronteira com o Peru. As autoridades temem conflito com brasileiros pelo território.
Em imagens feitas pelo ar, é possível ver cinco membros da tribo de diferentes idades e em aparente bom estado físico, com cestos cheios de mamão, mandioca e outras frutas.
Como indica a Survival, as imagens foram captadas por uma organização de proteção aos índios brasileira, que autorizou à organização de defesa dos indígenas utilizá-las para promover uma campanha de conscientização.
A ONG explica que a tribo que aparece nas fotos, e que também figurou no programa "Jungles" da "BBC" britânica, está seriamente ameaçada pela ação dos madeireiros ilegais que entram no Brasil pela fronteira peruana.
"Os madeireiros ilegais destruirão esta tribo. É vital que o Governo peruano os detenha antes que seja tarde demais", diz em comunicado o diretor de Survival, Stephen Corry.
"As pessoas nas fotos estão evidentemente bem, e o que precisam de nós é que ajudemos a proteger seu território, para que possam tomar suas próprias decisões sobre o futuro", acrescentou.
Para o responsável pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Marcos Apuriña, ressaltou que "é necessário reafirmar que essas pessoas existem, por isso autorizamos o uso das imagens com esse objetivo".
"Estas pessoas estão tendo negados seus direitos fundamentais mais básicos, inclusive o da vida... Por isso é crucial que os protejamos", acrescentou.
A associação interétnica para o desenvolvimento da selva peruana (Aidesep) condenou a falta de ação das autoridades de seu país.
"Apesar das queixas a partir do Peru e do estrangeiro contra a poda ilegal, nada foi feito a respeito", disse um porta-voz em declarações obtidas pela Survival. EFE.

Nenhum comentário: