domingo, 25 de setembro de 2011

Festa da menina Moça na TI Morro Branco em Grajaú-MA



Não conseguimos chegar a tempo para o Rito do moqueado, pena imensa e sem precedentes. Pedimos desculpas a toda a comunidade do Morro Branco, vivenciamos e estivemos presentes em todos os momentos da preparação desse rito, e também do projeto o qual contribuiu para a promoção e desenvolvimento desse momento especial na vida dessas meninas.
Postamos agora a noticia divulgada no site Diário do Grajaú.

24/09/2011 - Aldeia Morro Branco realiza a “Festa do moqueado”.
O rito de passagem da festa da menina moça é uma tradição entre os Guajajaras e começa com a menstruação da menina por volta dos 12 anos de idade.

A festa deu-se ínicio no dia 22 de setembro e tem duração de 3 dias, na Aldeia Morro Branco que fica 1 km do perímetro urbano do município de Grajaú – MA.
O rito de passagem da festa da menina moça é uma tradição entre os Guajajaras e começa com a menstruação da menina por volta dos 12 anos de idade. Ela avisa a família e fica na "tocaia", reclusa por oito dias.
Depois disso, os mais velhos começam a cantoria, a menina sai correndo para tomar banho no rio e não pode cair, senão cairá na vida também.
A partir daí ela vai ralar macaxeira, fiar algodão, tecer e outras atividades caseiras permanecendo de resguardo por um ou dois anos sem comer carne até o dia de sua festa, quando finalmente assumirá sua vida como adulta.
Durante a festa, o moqueado é feito apenas de caça nativa e se não fizer a festa conforme a tradição dos mais antigos, os indígenas acreditam que aquela garota não terá um bom destino na vida.
A festa é uma prova de que os índios não perderam seus costumes.

Nenhum comentário: