sábado, 13 de novembro de 2010

Uma Receita para acabar com o bloqueio da BR-226 por índios Guajajara


Segue carta de autor desconhecido para o Blog Índios do Maranhão:
Os índios do Maranhão estiveram mais uma vez nos noticiários de todo o Brasil, pena que dessa vez, como em algumas outras, não seja por ação louvável, e que o motivo seja, mais uma vez o fechamento da BR-226.
Seja como for, os municípios de Presidente Dutra, Barra do Corda e Grajaú estiveram isolados por alguns dias devido o fechamento. Em um dos lados estavam Caminhoneiros indignados, do outro Tetehara “também” indignados, e as cidades no meio, como reféns de uma situação que poderia ter sido evitada a vários anos atrás.
A última vez que havia tido bloqueio nesse trecho ocorreu por mais de duas semanas consecutivas e teve como motivo o atropelamento de um indígena por um caminhomeiro, dessa vez o protesto foi desencadeado por falta de pagamento do transporte escolar, o qual não é repassado pelo Governo do Estado desde o meio do ano.
Alunos e credores têm sofrido com tal situação de atraso. Alunos porque não tem transporte para ir e vir da aldeia para suas escolas estudarem e credores porque esses estão sem receber seus pagamentos por serviços prestados no transporte e deslocamento desses alunos.
Mais realmente, quem é o verdadeiro culpado de tal situação? Ou culpados? Seria os próprios indígenas com seus roteiros ghost ou governo, que aplicou essa verba em coisas mais importantes, nesse caso a campanha eleitoral? Ou ainda, a demora na liberação desse recurso é porque tais recursos são alvo de investigação? Se for isso, justiça seja feita! Barra do Corda tem mudado mesmo que seja devagar, algumas coisas estão acontecendo e a vida de crimes de alguns indivíduos que exploram os índios serrão tragicas, até mesmo para a galera dos Cartões terceirizados.
Sei de uma coisa, quem vive na “Barra nunca tinha visto tanto pulicia e negocio vuando!”, a porta do Quartel de Policia Militar desse município tem estado cheia de curiosos verificando não sei o que. Tal situação tem se tornado também caso de policia, daqui a pouco terão que fazer barricadas para manter os curiosos longes.
O movimento tem diminuído aos poucos e a entrado do quartel tem ficado mais desobstruída, mas mesmo depois da liberação da estrada, ainda assim as hostilidades contra indigenas tem ocorrido a vistas no meio da rua.
Nesse momento, gostaria de conversar com algumas pessoas que dizem que não tem mais índios em Barra do Corda, perguntar a elas contra quem são essas hostilidades  ou o quê? Se não tem índios, porque as hostilidades?
Percebo uma coisa em tudo isso, os conflitos internos nesse município são dignos de teses, dissertações, pesquisas e estudos para entendermos essa relação, de amor e ódio, justiça e injustiça, drama e paz. 
Quando passamos pelas ruas de Barra do Corda sempre alguém fala: “eita que quando esse transporte escolar, esse dinheiro dos índios sai, que eu vo fazer um churrasco!!!!”, é isso que percebemos, odeiam mais dependem dos índios. Quem perde com isso, Tetehara, Canelas, e outros que ali vivem, para acabar com isso, podemos dar a receita:

BASTA OS BRANCOS PARAREM DE PASSAR POR DENTRO DE NOSSAS CASAS [BR-226], PARAREM DE MEXER COM NOSSOS FILHAS, XINGAREM NOSSO POVO, RESPEITAREM NOSSO TERRITÓRIO!
Sabe o que mais indigna, é que quase tudo aqui (Barra do Corda), a economia é baseada e dependente deles e isso não é falado e nem apreciado, pelo contrario usam de agressões psicológicas e físicas contra esses povos tradicionais.

Nenhum comentário: