domingo, 16 de setembro de 2012

Conselho discute políticas públicas para povos indígenas

As políticas públicas para os povos indígenas nortearam as discussões da reunião ordinária deste mês do Conselho Estadual da Política de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Ceirma), realizada na tarde desta sexta-feira (14), na Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir).
Durante a atividade os conselheiros ressaltaram a necessidade de atender às demandas dos povos indígenas em questões emergenciais como saúde, educação e regularização fundiária. Para colaborar com a discussão e apresentar dados referentes a essa população, a reunião contou com a participação do economista e tecnologista de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/MA), José Reinaldo Barros Júnior.
O economista apresentou os quesitos especiais do Censo para população indígena com dados da pesquisa de 2010, referentes à etnia, população, faixa etária, sexo e moradia. Para a secretaria-adjunta de Igualdade Racial e conselheira, Benigna Almeida, as informações irão qualificar a atuação do Ceirma. “É importante conhecer o perfil atual da população indígena do Maranhão para podermos garantir a esses povos o acesso às políticas públicas”, disse Benigna Almeida.
Também durante a reunião, a gestora de Ações Afirmativas da Seir, Jacinta Maria Santos, apresentou o relatório do 2º Seminário de Controle Social para Povos Indígenas, promovido pelo GT de Educação Indígena no início de setembro, em Aldeia Nova, no município de Amarante. Ela destacou que na oportunidade 120 representantes dos povos Guajajaras, Krikati e Gavião participaram das discussões sobre políticas públicas e controle social, e falaram sobre os problemas que enfrentam nas aldeias.
A gestora Jacinta Maria informou que entre os encaminhamentos do encontro está a inclusão de famílias indígenas no Programa de Consumidores de Baixa, articulação que será realizada pela Seir junto à Cemar, e a realização de encontro com estudantes universitários cotistas indígenas.
A reunião foi coordenada pela diretoria executiva composta pela secretária de estado da Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, Célia Cristina da Silva Pinto (Grupo Conscientização Negra Ominirá, do município de Cururupu), Hélio dos Santos Júnior (Sagrima) e Ana Maria de Oliveira Freitas (Fetaema) e contou com a participação dos conselheiros Maria da Guia Viana (Seduc), Ana Lúcia Amorim (Seplan), Ana Luíza Borges (SES), Maria José Palhano ( Aconeruq), Raimunda Nonata Oliveira (APN’s), e Luiz Alves Ferreira (CCN/MA).
Fonte: Agência/Governo do Estado do Maranhão
URL curta: http://diariodograjau.com.br/?p=2070

Nenhum comentário: