terça-feira, 17 de julho de 2012

O Mito de Awkhê, Jesus Cristo e o Superman


Quando iniciei na profissão de docente como a Antropologia, procurei concentrar-me em questões que levassem os discentes a repensarem essa disciplina como ação e práticas, sem esquecer que a mesma para realmente ganhar o sopro da vida, tem que ter seguimento no trabalho de campo.

Para tentar buscar essa prática e leva-la para sala de aula, comecei a demonstrar exemplos para os alunos, como por exemplo, a ação dos mitos na vida cotidiana dos indivíduos em algumas etnias indígenas, como por exemplo, os Canelas e os Tetehar, ambos povos que vivem no Maranhão.

Em uma dessas aulas, falando sobre a Escola Estruturalista, descrevendo os trabalhos de Claude Lévi-Strauss, fiz um esquema no quadro que descrevia a trajetória mitológica de Awkhê, herói mitológico dos Timbira e a figura de Jesus de Nazaré, o exemplo era bem recebido e compreendido na medida do possível.


Mas sempre que queria aumentar o nível mais um pouco, perguntava quase de repente quem era Kar-el (Superman/Clark, das revistinhas em quadrinhos), muitos viciados em gibis, (exemplo Eu mesmo), respondiam de imediato, é o super-homem, homem de aço, o nome dele kriptoniano, essas coisas. Depois de respondida a pergunta, começava a traçar o histórico dos criadores e idealizadores do Superman, como ele havia surgido, em qual contexto histórico e mesmo a origem étnica dos seus criadores, origens judaicas e como os mesmos foram influenciados pelo imaginário do “messias prometido”.









Depois de feito esse aparato histórico, partia para explicação estrutural dos três personagens em questão:

Personagem
Origem
Mãe (s) Terrenas
Pai (s) terreno
Pais sobrenaturais
Fatos
Exílio
Retorno do Exílio

Awkhê
Ser mitológico
Virgem/Prostituta
Sem
Papã
Revela sua sobrenaturalidade ainda criança.
Inicio da adolescência

Mais ou menos 30 anos
Jesus
Ser divino
Virgem
Idade avançada
Deus/Javé
Revela sua divindade ainda criança.
Aos 18 anos

30 anos

Superman
Extraterrestre
Sem definição
Idade avançada
Extraterrestres
Releva seus poderes ainda criança.
Aos 18 anos
30 anos



O quadro a cima demonstra estruturas elementares de formação do mito de Awkhê e o sincretismo que os Canelas Apanjekrá e Ramkokamekrá fazem com a figura de Jesus de Nazaré.

As “semelhanças” não ficam apenas na explanação a cima, perpassam mesmo a denominação dos dois seres, chegando a níveis de denominação, e nominação, quando muitos dos nossos informantes denominam Awkhê como Jesus, Cabral, Dom Pedro I e Marechal Candido Rondon.

Quando incluo Superman nessa estruturação mítica, tal fato se da por suas origens judaicas e semelhanças estruturais com o messias judaico. Os Canelas, não fazem referencias míticas ao Superman, como também nenhuma forma de interpretação e sincretismo entre o mesmo, Jesus de Nazaré e Awkhê. A interpretação aqui é nossa e de nossa inteira responsabilidade.

Quando contamos a estória do superman, sem falar o nome do mesmo, apenas relatando a mesma, e ao final perguntamos de quem se trata, as resposta são as mesmas: Jesus de Nazaré. Vejamos então:





“Criança enviada dos céus pelo seu pai, para um pequeno vilarejo, é criado por um casal humilde, o pai tem mais idade que a mãe. O pai morre quando este tem 18 anos, e Ele sai para seu retiro, retornando 12 anos depois, ciente de sua força interior para salvar a humanidade.”



A descrição a cima pode ser empregada tanto à figura de Jesus de Nazaré, como também a figura do superman e estruturalmente também a figura de Awkhê. É um mito único para heróis culturais e que demonstram uma estruturação entre as versões, em épocas e locais diferentes.

Para realizarmos um estudo mais profundo, deveríamos nos determos mais tempo em cada mito, mas isso não é possível aqui, ficando dessa forma apenas o despertar da curiosidade para os interessados. Para nós, tais questionamentos serão sementes para futuras interpretações mitológicas e estruturação de que questionamentos para entendermos o pensamento desses povos.

Nenhum comentário: