quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Presidenta da Funai participa de assembleia comemorativa aos 20 anos de regularização da Terra Indígena Yanomami


A presidenta da Funai, Marta Maria Azevedo, participou da VII Assembleia Geral Yanomami, na comunidade Wathoriki, região do Demini, em Roraima. O evento aconteceu entre os dias 15 e 20 de outubro e reuniu lideranças indígenas, representantes governamentais e de organizações da sociedade civil para comemorar os 20 anos de homologação da Terra Indígena Yanomami (TIY), além de discutir os problemas enfrentados ao longo desse tempo e propor planos de atividades, a partir de programas voltados ao futuro da terra e das populações Yanomami e Ye’kuana.

Durante a assembleia, foram debatidos temas importantes para os Yanomami e Ye´kuana, tais como a atenção à saúde indígena, a retirada de invasores (garimpeiros, pescadores, fazendeiros e grileiros) da TIY e o projeto de lei que prevê a regulamentação da mineração em terras indígenas.

Também participaram das discussões Antônio Alves de Souza, da Secretaria Especial de Saúde Indígena – Sesai; Paulo Martins Maldos, da Secretaria Geral da Presidência da República – SG/PR; Fernando Machiavelli Pacheco, procurador da República em Roraima; além de representantes da Abin.

A presidenta da Funai enfatizou a importância, para os povos indígenas, de eventos dessa natureza: “É um momento de reflexão dos Yanomami junto aos parceiros e órgãos federais que atuam aqui na região. É um momento de avaliar e planejar também”, destacou.

Para o presidente da Hutukara Associação Yanomami – HAY, Davi Kopenawa, a reunião teve um saldo positivo, pois integrou diversas lideranças indígenas de Roraima, do Amazonas e da Venezuela com o intuito de pensar melhores condições de vida para o povo Yanomami e Ye´kuana: “Estamos muito felizes com a assembleia, queremos melhoramentos na nossa terra, queremos a paz de antes”, afirmou Davi.

Com informações da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye`kuana

Nenhum comentário: